Definir as estratégias de uma empresa para atingir resultados dentro de um determinado horizonte de tempo, exige visão e conhecimento do negócio, mas não é algo tão complexo que não possa ser executado pela maioria das organizações.
Um primeiro erro que se deve evitar é estabelecer metas, objetivos e ações olhando apenas para o passado, ou seja, tomar os resultados obtidos e acrescentar um percentual que, normalmente, tem pouco ou nenhum embasamento.
A experiência adquirida no passado é valiosa para identificar erros cometidos e estratégias que foram bem sucedidas mas não deve ser usada para definição de metas e objetivos. Esta forma de planejar é chamada de "planejamento olhando pelo espelho retrovisor". Aqui, o risco de cometer os mesmos erros é grande!
A forma mais adequada de planejar objetivos, metas e planos de ação é chamada de"planejamento olhando pelo para-brisas". Para elaborar o plano estratégico que vai lhe ajudar de verdade, sugiro os seguintes passos:
a) conheça bem o seu negócio e suas tendências para o período para o qual você deseja planejar. Muitos empresários se descuidam e não olham o que acontece à sua volta. Exemplo: a Olivetti acreditou que iria vender máquinas de escrever por muito mais tempo porque não observou que o mercado de computadores pessoais estava crescendo.
Para tanto, participe de feiras do setor no Brasil e no exterior, converse com outros empresários, consulte associações de classe, busque informações. Não fique trancado o dia inteiro no seu escritório.
b) observe oportunidades que o mercado possa estar oferecendo e das quais você ainda não tira nenhuma vantagem. Isto pode vir de legislação, tendências econômicas, eventos esportivos e culturais, religiosos, etc.
Exemplo: Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, etc
c) de forma análoga, observe quais as situações e tendências do mercado que possam representar uma ameaça ao seu negócio.
Exemplo: real valorizado perante o dólar torna o produto menos competitivo e facilita entrada de produtos estrangeiros.
d) conheça intimamente o que seu cliente espera de sua empresa para que se mantenha com intenção de fazer negócios com sua empresa. Investigue tudo e mais um pouco! Afinal é seu cliente quem remunera seu negócio e se você não o satisfizer, seu concorrente o fará!
Esta análise vai te fornecer a visão da direção para onde o mercado vai e o que quer receber.
Até aqui olhamos para o lado de fora de sua empresa. Agora vamos olhar um pouco para dentro dela.
Olhar para dentro de sua organização, seja ela de que tamanho for, significa enumerar seus pontos fortes e pontos fracos.
Pontos fortes são características que contribuem para ajudar a empresa a caminhar na mesma direção e velocidade do mercado.
Em contrapartida, os pontos fracos são características que podem atrapalhar a empresa na caminhada em direção a seus objetivos. Portanto, o passo seguinte é:
e) Identifique os pontos fortes e fracos de sua empresa. Eles devem ser o resultado de pesquisa séria e não daquilo que você mesmo acha que sejam. Portanto, seja sincero com você mesmo!
Exemplo: toda mãe acha seu filha linda e acredita que ele poderia vencer no mundo da moda. Não adianta nada se as agências de modelo pensam exatamente o contrário.
Esta análise interna vai revelar o quanto sua empresa consegue oferecer ao mercado com os recursos existentes. Certamente vai mostrar que existe uma lacuna.
Esta lacuna é preenchida pelo planejamento estratégico com suas ações, metas e objetivos e que estarão valorados dentro do orçamento financeiro.
Portanto, planejamento estratégico não é "chute" e nem "futurologia". É uma tarefa difícil mas que está ao alcance de qualquer empresário, independente de seu segmento de atuação.
Boa sorte e sucesso!
Fonte: http://gurudaqualidade.blogspot.com.br/
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