O SGQ em muitas vezes é visto por apenas 3 pontos, implementação, gestão e manutenção, porém em uma empresa a Gestão da Qualidade assume o importante papel de gerenciar informações e resultados baseado em ações que contribuem para o melhor desempenho em busca da melhoria contínua desta empresa com foco no cliente final.
Mas e quando o SGQ atinge uma maturidade suficiente? Neste sentindo devemos pensar onde melhorar e claro, agregar valor com foco em novas metas.
- Novos mercados de atuação
- Novos clientes
- Aumento de sua capacidade produtiva
Implementação
Processo responsável pela adequação de um SGQ baseado em uma determinada norma, podendo levar de 6 meses a 18 meses, mas novamente cito que este processo depende de diversos fatores.
- Porte da empresa;
- Área de atuação;
- Capacidade de realização.
Gestão
Este é o ponto chave, onde a organização já foi certificada e deve administrar o SGQ como um todo, pois os requisitos devem estar aplicados na cultura da empresa, e não apenas como certificado.
Manutenção
Uma empresa responsável pela certificação realiza uma auditoria dentro de uma programação antecipada, verificando os resultados e o desempenho atual deste SGQ , podendo a empresa verificada continuar com o certificado ou não caso seja evidenciado situações críticas fora dos requisitos da norma que a mesma detêm.
Maturidade
Neste momento a empresa deve buscar novas ações relacionados ao seu mercado utilizando-se estrategicamente da norma para alcançar novos clientes ou simplesmente identificar novas metas.
Isso seria uma ação de marketing? Talvez, não seria nenhum problema esta organização mostrar seus resultados de maneira estratégica e se tornar mais forte com relação ao seu concorrente, pois hoje se mantém no mercado quem tem um diferencial.
Grandes empresas querem fornecedores capazes de atender especificações e um demanda de produção com TOTAL QUALIDADE, e neste momento podemos apresentar o SGQ e sua maturidade, que pode ser evidenciada em seus resultados operacionais.
Um SGQ jamais atingirá uma maturidade se a não de conformidade sempre estiver presente em níveis não aceitáveis, isso é sinal de SGQ acomodado e não dinâmico como deve ser.
Por que um SGQ deve ser dinâmico?
A Gestão deve estar acima de qualquer suspeita, sempre agindo de maneira preventiva e seus resultados devem estar alinhados ao propósito da empresa, o SGQ dinâmico sairá da linha do comodismo, e nunca deixará para o amanha o que pode ser feito hoje, e quando falo neste sentido quero falar de agir preventivamente do que apenas corrigir problemas, resumindo, é melhor prevenir do que remediar.
Então quando agimos preventivamente durante um determinado período, atingimos um nível de maturidade capaz de provar a eficiência de um SGQ, e este nível de maturidade deve ser visto pelos cliente , pois além de positivo é o mais importante como função deste.
E ai, seu SGQ já atingiu esta maturidade?
Fonte: A Maturidade de um SGQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário