Retrospectiva:
Nos idos de 1980 foi dado o primeiro passo para a criação de uma norma que viria a ser a mais difundida mundialmente: a ISO 9001 – Foi formada a ISO/TC 176, comissão até hoje responsável pelo conteúdo dessa norma. Demorou sete anos para que fosse atingido o consenso necessário e publicassem a primeira versão da ISO 9001. Desde o início ficou claro que ela não seria algo definitivo, mas que deveria evoluir com o tempo. E também, com o tempo, parece que criou-se uma espécie de padrão nessa evolução. Em 1994 ela recebeu uma pequena revisão, com ajustes sobre os requisitos apresentados em 1987. Na seqüência, tivemos uma revisão significativa que revolucionou a norma e os SGQ´s da época, em 2000. Novamente tivemos uma revisão de ajuste na versão de 2008 e por isso existe a expectativa de que a próxima revisão também será profunda e (talvez) revolucionária.
Expectativa:
Os estudos para a criação da ISO 9001:2015 parecem confirmar essa tendência, mas ainda não temos nada definitivo. Nigel H. Croft e outros especialistas comentam que existem muitas sugestões para o processo de revisão, e logicamente nem todas poderão ser atendidas… A base inicial da revisão é formada substancialmente por sugestões que ficaram de fora na revisão em 2008, pois não poderiam incluir novas cláusulas ou alterar profundamente as existentes, não era esse o foco na época. Sugestões posteriores e necessidades expressas pelos usuários da norma também fazem parte desse material, do qual foram agrupados os 20 futuros conceitos já citados aqui.
Principais tendências:
No momento os temas mais votados são “Voz do Cliente” e “Gestão de Riscos”, então é quase certo que esses temas serão incorporados à nova versão. Gestão de Risco já possui norma própria (ISO 31000) e o tema já está devidamente incorporado na ISO 19011, norma sobre auditorias em Sistemas de Gestão. Acredito que “Voz do Cliente” traga ampliações sobre o conhecido “Satisfação do Cliente”, tema chave da ISO 9001 até aqui.
À medida que essas novidades tomarem corpo, tentarei abordá-las aqui no site. Espera-se que entre Setembro e Dezembro de 2015 a nova versão da ISO 9001 seja publicada, conforme os cronogramas abaixo, traduzidos de duas fontes diferentes:
Aguardem mais novidades!
Fonte: www.qualiblog.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário