quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

O Futuro da ISO 9001. Normas e o Sistema de Gestão para 2015

O processo de revisão das duas mais importantes normas internacionais de sistemas de gestão já foi iniciado. Tanto a ISO 9001, de Sistemas de Gestão da Qualidade, como a nova ISO 14001, de Sistemas de Gestão Ambiental, deverão ser publicadas em 2015.

Para tentar resolver o dilema sobre todas as normas de gestão diferentes, a ISO estabeleceu um grupo de trabalho conhecido como ISO/TMB/TAG13-JTCG de todos os diferentes comitês para realizar recomendações. Sua primeira ação foi definir uma “visão conjunta” sobre como o trabalho de alinhamento deve acontecer.
Esta estrutura deverá ser adotada, em princípio, por todas as novas Normas de Sistemas de Gestão e novas versões das  já existentes e facilitará o desenvolvimento de Sistemas Integrados de Gestão.
A ISO pretende, com essa revisão, proporcionar condições idênticas de estrutura, texto, e de termos e definições comuns para as normas de sistemas de gestão. Isto irá garantir uma consistência entre futuras normas de sistemas de gestão e revisões das atuais, facilitará a gestão integrada e simplificará o uso das normas. Ela também tornará as normas mais fáceis de ler e, com isso, serem entendidas pelos usuários.

O que a ISO está fazendo sobre integração

O que a ISO já fez:
  • Exigiu de comitês que trabalhem juntos e em cooperação;
  • Estabelecimento do “Anexo SL”* para justificativa e alinhamento da estrutura/conteúdo dos sistemas de gestão;
  • Perguntas complexas antes de avaliar outras áreas de sistemas de gestão, como responsabilidade social;
  • Desenvolvimento de manual ISO que orienta sobre “uso integrado de normas de sistemas de gestão”.
De acordo com Charles Corrie, Secretário Geral do grupo BSI, responsável pela revisão da ISO/TC 176/Sub-Comitê 2 (ISO 9000), a ISO decidiu que “alinhamento”  é o melhor que se pode obter no momento.

Mudanças principais introduzidas pelo Anexo SL são:

  • Interpretação da organização e seu contexto/riscos;
  • Liderança;
  • “Informação documentada”, ao invés de documentação ou registros;
  • “Ação preventiva” está agora incorporada ao sistema.
“Melhoria” X “Melhoria Contínua”
O princípio de gestão da qualidade baseado em “Melhoria Contínua” será alterado para apenas “Melhoria”, para enfatizar que “melhoria” deve ser uma  filosofia fundamental em uma organização.
Fazer a norma mais acessível a empresas de serviço
Agora, é proposto que a ISO 9001 deva usar o termo “bens e serviços” ao invés de “produto”.
Riscos, oportunidades e ação preventiva
O texto do Anexo SL não inclui o requisito “Ação Preventiva”, uma vez que agora é assumido que todo o sistema será uma ferramenta preventiva. O conceito de pensar “baseado em risco” também tem sido estendido para o rascunho de alguns requisitos do rascunho ISO/CD 9001. A abordagem baseada em risco também faz a norma mais acessível a empresas de serviços.Outra coisa que está em revisão são os princípios da gestão de qualidade.
Agora são apenas 7 princípios ao invés de 8:
  1. Foco no cliente
  2. Liderança
  3. Envolvimento de Pessoas
  4. Abordagem de processos
  5. Melhoria
  6. Tomada de decisão baseada em evidência
  7. Gestão de Relacionamentos
Na percepção do secretário, Charles Corrie, apesar dos requisitos parecerem  diferentes do que estamos acostumados, da forma como estão escritos, a essência dos conceitos não teve mudança significativa. Existem alguns novos requisitos que os usuários da norma precisarão considerar no detalhe, como a questão de riscos.
De maneira geral, eu não esperaria uma transição de uso de uma nova edição da ISO 9001 um processo difícil. Consideramos que, ao usar a estrutura do Anexo SL para permitir alinhamento com outras normas de Sistemas de Gestão, e ao incorporar novos requisitos, a nova edição da ISO 9001 trará benefícios adicionais às empresas que a usarem.
Nós da KF estamos preparando nossa equipe para ajudar a sua empresa neste importante momento de transição.
Fonte: Conteúdo do SEMINÁRIO QUALIDADE 2013, palestrante Charles Corrie, BSI Brazil - Normas de Sistemas de Gestão ISO – “ISO 9001 e o Futuro” – Blumenau (SC) 25/07/2013. Promovido pela Escola da Qualidade, Qualykey e apoiado pela Qualyteam.

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