A KF
Soluções Técnicas, afim de sempre se manter na vanguarda de soluções
eficazes para seus clientes traz o seu mais novo projeto: Gestão de Terceiros e
a Prevenção de Riscos.
A
terceirização de serviços é um fenômeno mundial que visa a melhoria e elevação
do padrão de qualidade de processos. Por meio dela, sempre tendo como foco o
resultado nos negócios, busca-se aumentar a competitividade das organizações
com a redução estrutural de custos.
Porém, apesar de ser uma prática já consolidada, os executivos brasileiros devem estar atentos ao fato de que, em nosso país, existe uma série de particularidades em termos de culturas regionais, modelos de negócios e, principalmente, normas jurídicas e limitações legais quanto à adoção da contratação de serviços.
Porém, apesar de ser uma prática já consolidada, os executivos brasileiros devem estar atentos ao fato de que, em nosso país, existe uma série de particularidades em termos de culturas regionais, modelos de negócios e, principalmente, normas jurídicas e limitações legais quanto à adoção da contratação de serviços.
Isso porque a realidade brasileira
demonstra que, apesar do uso intensivo da terceirização, muitas corporações não
se estruturaram de forma efetiva no que diz respeito à gestão da terceirização
em seus diversos níveis (gestão de contratos, gestão operacional e gestão de
terceiros).
Referida
realidade decorre do fato das organizações vislumbrarem a terceirização somente
sob o ponto de vista operacional e com forte visão de custos (que em muitas
oportunidades se confundem com preço), esquecendo a necessidade efetiva de
gestão.
Dentre os principais problemas, usualmente identificados nas organizações, podemos citar:
1) Falta de planejamento;
2)
Inexistência de políticas e normas aderentes ao processo;
3)
Carência de conhecimento de regras básicas da terceirização;
4)
Deficiência de controle sobre o número de contratos e pessoas;
5)
Ausência de processos e ferramenta de gestão;
6)
Empresas terceirizadas com dependência econômica ou que deixam de operar;
7)
Falta de monitoramento do cumprimento de obrigações trabalhistas e
previdenciárias;
8)
Elevado volume de ações e provisões trabalhistas.
Com
efeito, conforme referimos, em que pese a terceirização estar consolidada no
mundo empresarial, há a necessidade das organizações, em maior ou menor grau,
avaliarem constantemente seu modelo e política de contratação de prestadores de
serviço e realizarem a fiscalização prévia (a chamada gestão de terceiros) dos
riscos trabalhistas e previdenciários.
Nesse
sentido, é imprescindível que as empresas tomadoras de serviço implantem a
efetiva gestão de terceiros, que é o processo de monitoramento constante pela
empresa tomadora de serviços, do cumprimento das obrigações legais das empresas
prestadoras de serviço visando a identificação e correção prévia de eventuais
passivos ocultos.
A
prática da gestão de terceiros, nas organizações tem apresentado as seguintes
vantagens:
a)
Identificação prévia do não pagamento de obrigações
trabalhistas por parte das empresas prestadoras de serviço;
b)
Regularização das pendências durante a vigência do contrato;
c)
Identificação prévia de empresas prestadoras com práticas
inadequadas ou saúde financeira debilitada;
d)
Prevenção e redução do risco de geração de passivo
trabalhista e previdenciário;
e)
Potencial redução futura dos valores de provisão
trabalhista;
f)
Prevenção e redução de risco de multas administrativas do
Ministério do Trabalho;
g)
Redução do risco de dano de imagem da empresa contratante;
h)
Preservação dos direitos dos trabalhadores.
A terceirização para ser eficiente e efetivamente representar uma vantagem competitiva, deve ter foco não somente no aumento de qualidade e na redução estrutural de custo, mas também na escolha dos melhores parceiros, e no monitoramento do cumprimento das obrigações das empresas prestadoras com correção preventiva de eventuais irregularidades.
A nova regulamentação sobre a terceirização de serviços tem trazido à tona discussões no Congresso Nacional sobre o monitoramento de contratos, com ênfase na gestão do cumprimento das obrigações legais de terceiros para com o contratante. As empresas contratadas e contratantes devem estar atentas, mais do que nunca, a este tema, pois envolve direitos trabalhistas e previdenciários dos colaboradores terceirizados. Nesta nova realidade, um amplo controle e visão dos aspectos trabalhistas e previdenciários, podendo refletir inclusive em questões tributárias e societárias, são essenciais para garantir uma relação sadia entre as duas partes. Por outro lado, a falta de um monitoramento constante na gestão da mão de obra terceirizada pode comprometer e causar riscos à imagem da empresa contratante.
RISCOS ENVOLVIDOS PELO NÃO MONITORAMENTO
A falta de controle adequado nos contratos que regem a relação com as empresas terceirizadas, além de expor as empresas contratantes a uma série de riscos previdenciários, trabalhistas, societários e tributários desnecessários, também pode contribuir para ineficiência financeira por conta de dispêndios ocorridos sem previsão contratual.
Nosso proposta consiste em gerir toda a documentação legal referente aos seus fornecedores/prestadores, garantindo a eficácia do processo de gestão de terceiros.
Solicite uma visita para conhecer melhor nosso projeto através dos contatos abaixo:
Telefone: (54) 99925.6115
E-mail: contato@kfsol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário