Esse ano aguardamos a publicação da ISO 9001:2015 com muita expectativa……….
Mas, embora tenhamos grande parte dos profissionais preocupados em “como implementar ISO 9001:2015” eu considero que uma outra questão muito relevante está concentrada em “como auditar ISO 9001:2015“.
Isso porque, se você ler o Draft da ISO 9001 publicado em Maio do ano passado, você verá que a ISO 9001 possivelmente chegará ainda menos prescritiva. Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que estará mais flexível do que antes para empresas de serviços, produtos e de qualquer tamanho ou segmento implementarem seus requisitos. A flexibilidade na documentação também é um fator bastante apreciado pelos profissionais ao redor do mundo.
Por exemplo, na versão 2008 é obrigatório ter um Manual da Qualidade e seis procedimentos documentados. Na versão DIS ISO 9001 essa obrigatoriedade foi removida.
A organização terá que gerenciar riscos, e ter ações para lidar com esses riscos e oportunidades, porém é completamente flexível o como fazer essa gestão de riscos. Nenhuma metodologia específica é definida, não é definida qual ferramenta de risk assessment deverá ser utilizada, ou seja, cada organização poderá escolher a maneira que for mais conveniente, desde que seja respeitado o requisito 6.1.
A organização deverá considerar questões referentes ao seu contexto interno e externo, e compreender as necessidades e expectativas de partes interessadas relevantes. Um tema importantíssimo, novo nessa versão da norma, mas que é muito difícil de montar um checklist. Cada empresa terá respostas diferentes para tais questões e os auditores terão que ser mente aberta, conhecedores dos ambientes de negócios e ter um perfil ainda mais estratégico. Um desafio e tanto não?
Auditores vão passar mais tempo onde os processos acontecem do que na sala do RD lendo procedimentos e outros documentos feitos apenas para atendê-los. Auditores vão ter que auditar diretamente a alta direção e os responsáveis por processos, uma mudança cultural e tanto.
Checklists do tipo certo X errado ou conforme X não conforme deverão ser utilizados com muito cuidado, recomenda-se que seja agregado a eles altas doses de bom senso e interpretação da realidade em cada empresa.
Lembra-se de quando você tinha que estudar matemática e filosofia?
A verdade é que 2 + 2 sempre vai dar 4, não tem como evitar isso. Então é moleza para um professor da matemática montar o seu gabarito (checklist) e corrigir as provas.
Mas, a sua opinião sobre o que pode ser feito neste mundo para salvar a espécie humana da extinção pode ser uma pergunta muito mais aberta, complexa e subjetiva. Consequentemente, bem difícil de avaliar por meio de um gabarito. Cada aluno pode ter uma resposta diferente e convincente. O professor terá que ser muito mente aberta e saber ouvir cada resposta única e interpretá-la para fazer seu julgamento.
Auditores, tanto internos quanto de certificadoras, fiquem preparados! Ser mente aberta já é um princípio de auditoria com base na ISO 19011 e, a partir da nova versão da ISO 9001:2015, será mais importante do que nunca ter esse comportamento.
Fonte: www.qualiblog.com.br
Ótima colocação!!!
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