Inicialmente como Dono, Presidente ou Diretor de uma organização você pode pensar que o mais importante é manter as contas em dia e o importante é o financeiro, e lhe afirmo por experiência que realmente é. Porém, para mantermos o financeiro e a sustentabilidade da empresa em dia só isso não basta.
Como Kaplan e Norton identificaram em seus estudos há algum tempo os pilares de Finanças, Processos, Conhecimento e Clientes são conectados e o Balanceamento (ref. a BSC – Balanced Scored Card) é fundamental para a vida saudável e sustentável de uma organização. E o que isso tem haver com uma norma ISO?
Bom, uma certificação em uma norma ISO, seja 9001 – Qualidade, 14001 – Ambiental, 27001 – Segurança da Informação, 16001 – Responsabilidade Social Corporativa, 22301 – Continuidade de Negócios; ou outras serve principalmente para efetivar intenções e direções que muitas vezes são mencionadas pela GOVERNANÇA e não aplicadas de fato.
É comum ouvir discursos emocionados e enfáticos de executivos sobre as qualidades e pontos positivos de suas organizações. Sobre seus produtos, serviços e clientes. Sobre suas conquistas e prêmios. E mesmo assim ainda contiuam não passando confiança ao mercado, clientes, acionistas e até mesmo aos funcionários.
Nas trincheiras das suas tropas a distancia chega a ser tão grande que seus soldados perguntam-se “Será que estão falando da nossa organização?”
Números, planilhas e belas apresentações nunca superaram o “OLHO DO DONO”. E questiono: Para que servem indicadores e painéis se muitas vezes os indicadores e métricas estão errados e não refletem os processos de negócios DE FATO?
Creio que o grande valor de um PROGRAMA DE QUALIDADE TOTAL. Note: PROGRAMA! É o de conectar mais intimamente a ALTA ADMINISTRAÇÃO e AS TRINCHEIRAS. O grande valor está no MOVIMENTO! O grande valor está na intenção aplicada de se transferir conhecimento, causa e efeito.
1) Conhecimento: É importante ter conhecimento sobre a ISO 9001. Mas, é mais importante conhecer e entender a Cadeia de Valor da organização, como são seus processos, como é o fluxo de trabalho e suas conexões, como é a cadeia de suprimentos e etc.
2) Causa: É importante entender o motivo porque perseguimos isso. E este motivo não pode ser apenas MARKETING e COMERCIAL. É preciso uma causa nobre. Uma busca pela excelência nos serviços por exemplo, ou na desburrocratização, ou na melhora no estilo de trabalho e de vida dos funcionários, ou ainda para minimizar os riscos.
3) Efeito: É importante ver que suas equipes percebem o valor. Seus clientes, o acionista e o mercado. Que as coisas mudaram para melhor e que as pessoas entendem a mudança como positiva (a médio e longo prazo é claro).
Uma certificação em 9001 é a certificação de um Sistema de Gestão de Qualidade, e um Sistema de Gestão envolve uma série de controles sejam procedimentais, técnicos e outros que serão implementados em vários processos de negócios (ex. Vendas, Compras, Logística entre outros), dependendo do escopo. Estes vários controles gerarão informações e dados que precisarão ser medidos por um PROCESSOS DE GESTÃO DA QUALIDADE ou somente PROCESSO DE QUALIDADE. Precisa ter um PAI ou uma MÃE, ou seja precisa ter alguém focado nisso e comprometido com isso. PRECISA SER UMA VERDADE PARA ESTE DELEGADO.
Se isso não for um VALOR e uma VERDADE para o Presidente, jamais será uma VERDADE para um funcionário.
Um dos maiores VALORES percebíveis é o de elevar a maturidade do processo.
Existem 5 níveis de maturidade mensurável para processos de qualquer natureza que são: (ref. COBIT 4.1)
0 – Não há definição e gerenciamento de processos
1 – Processos são informais e reativos
2 – Processos seguem um padrão regular
3 – Processos são documentados e comunicados
4 – Processos são monitorados e medidos
5 – Melhores práticas automatizadas
Para podermos certificar um Sistema de Gestão o ideal é já termos indicadores e métricas, bem como as evidências de que os controles que nivelam isso existem de FATO, ou seja entre 3 e 4. Sendo 4 o nível ideal.
É importante retomar este assunto no BLOG, pois empresas líderes precisam estar atentas a isso, e as que almejam a liderança em seus mercado mais ainda. Ter um certificado passa CONFIANÇA comercial e CONFIANÇA mercadológica.
E prestam atenção que ter os processos de negócios definidos, formais e documentados é primordial para qualquer busca por uma certificação de Sistema de Gestão.
Não quer consultoria? Capacite e fomente o conhecimento interno e contínuo.
Quer consultoria? Busque quem tem experiência em mudanças organizacionais, processos e gestão de riscos.
O tradicionalismo e apenas o selo ISO 9001 morreu. Agora é aplicar a Qualidade através da ISO 9001 ou qualquer ISO para que possa se tornar ainda mais competitivo e controlar as finanças adequadamente, ou seja uma GESTÃO DE RISCOS ESTRATÉGICOS.
Fonte: http://www.daddario.com.br/
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