sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Auditoria Interna terceirizada. Parece que chegou a hora...


Por que seria interessante as empresas de pequeno e médio porte terceirizar suas auditorias internas?

Com as recentes mudanças na ISO 19011 um dos pontos críticos para atender ao requisito 8.2.2 da ISO 9001 passa a ser a formação dos auditores. Em alguns casos isso pode se tornar um problema...

Para equipes pequenas, onde não existem profissionais com conhecimentos multidisciplinares sobre os vários processos a auditar, fica difícil atender o item 7.2.3 da nova ISO 19011. Porém, não posso deixar de alertar que a norma, nesse item, utiliza muito o termo “convém”. – o que nos tira a obrigatoriedade de atender na íntegra todas as diretrizes ali contidas. A norma orienta sobre a capacitação ideal que devem ter os auditores, criando uma espécie de “Dream Team” de auditoria interna, onde nem todos os auditores estão no patamar de excelência, mas a equipe, somadas as competências individuais, está.

“UFA! Escapei dessa!...” – você pode até pensar assim, mas na verdade a intenção da norma é orientar a formação de uma equipe ótima de auditores internos visando o fortalecimento do seu Sistema de Gestão, portanto se sua empresa quer obter o máximo de desempenho dele, deve seguir as orientações da nova ISO 19011. Uma das formas de obter isso é terceirizando o processo de Auditoria Interna.


Benefícios da Auditoria Interna Terceirizada

Segundo o SETEC Consulting Group, “terceirizar auditorias possibilita a redução dos custos em no mínimo 30% com os treinamentos, requalificação da sua equipe de auditores internos e tempo de seus funcionários; além de eliminar conflitos internos entre auditados e auditores, conseguindo melhorar a qualidade dos resultados.”

A Qualylife diz que uma grande vantagem é “a imparcialidade nos resultados e o não vínculo de convivência profissional entre os colaboradores, práticas estas que podem gerar distorções e favorecimento dos resultados.”

Já a Knower considera que a Auditoria Interna terceirizada “permite uma maior independência e melhoria do sistema de gestão, através de recomendações apontadas por um profissional com conhecimento de vários sistemas de gestão (qualidade, ambiental, segurança e saúde no trabalho e responsabilidade social), de diferentes ramos e atividades. Muitas vezes a visão de alguém de fora ajuda na identificação de causas de problemas antigos, facilitando a determinação de ações corretivas e oportunidades de melhoria.”

Segundo Rogerio Burini da RB4 Consulting & Auditing “ao terceirizar a auditoria interna, a organização pode focar sua equipe nas suas funções principais designadas, ou seja, para as quais foram contratadas não se preocupando em canalizar grandes esforços para a equipe se ausentar e se preparar para a realização da auditoria. Além disso, a empresa evita que aconteçam frequentes constrangimentos entre os colaboradores (auditores internos e auditados) ao apontar não conformidades e observações. Muitas destas são identificadas, mas ocultadas por este motivo, impedindo tratativas importantes para melhorias significativas da gestão da empresa.”

Como escolher quem vai prestar esse serviço?

Na hora de selecionar uma consultoria como parceira, alguns pontos são importantes:
Deve existir transferência de conhecimento – Seus auditores devem poder acompanhar todo o processo, acompanhando os auditores terceirizados.
As consultorias certamente alegam que seus auditores atendem aos requisitos da ISO 19011. Verifique – Peça o currículo dos auditores que farão parte do time e compare com o perfil de auditor recomendado pela norma. 100% de adequação é difícil, mas os que cobrirem maior parte dos quesitos apontados pela 19011 formarão um time mais próximo do “Dream Team” sugerido pela norma. O currículo deles também servirá de evidência para a auditoria externa, então convém arquivar.

Custo, flexibilidade de agenda, facilidade de pagamento e confidencialidade também são pontos fundamentais a analisar.

Quanto custa terceirizar?


Difícil responder isso... O que vai influenciar no custo é uma soma de fatores que incluem a qualificação da equipe ofertada, o tamanho de sua organização, que processos serão auditados e o ramo de negócio, além de outros pontos como deslocamento, hospedagem, etc... Só pedindo um orçamento para ver... – Aliás, não esqueça de avaliar também pequenas consultorias! Não são só as grandes que possuem pessoal capacitado para te atender. E prefira consultorias ou consultores próximos de sua região – é mais econômico e sustentável.

Qualquer dúvida nós da KF estamos prontos e dispostos a contribuir com a melhoria da organização.

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